no ano passado no check-up anual do veterinário de Baxter, tivemos um cão que não tínhamos conhecido antes.
Tudo correu bem e então ela disse: “Nós vamos apenas levá-lo para as costas para atrair um pouco de sangue”.
Alguns minutos depois, ouvimos rosnar e guardávamos quando Baxter reagimos a estranhos lidando com os pés. Meu cônjuge e eu trocamos um olhar e quando o veterinário voltou para a sala de exames que dissemos timidamente: “Ele é sensível a seus pés”.
Ela disse:
“Esse canino é dominante. Se fosse meu cachorro, eu estaria passando por toda porta na frente dele.
Ela passou a dizer algumas outras coisas sobre o “domínio” de Baxter.
Dominância é um tópico para um outro post.
Os comentários do veterinário me decepcionaram por algumas razões:
1. Ela julgou meu cachorro. Ela só tinha visto meu canino por cerca de 10 a 15 minutos. Evidentemente, ela é um profissional experiente que vê muitos cachorros todos os dias. Mas eu ainda sinto que demora muito mais de 15 minutos para conhecer muitas criaturas.
2. Ela nos julgou. Nós nos sentimos como donos de mau canino com um cachorro ruim.
3. Eu não senti que seu julgamento era preciso. Ao observar Baxter connosco, outras pessoas e cães, ele é um dos cães menos assertivos que conheço. Quando cortei as unhas dele, sua cauda se enrola apertada entre as pernas. Eu posso ser tendencioso, mas ele parece muito mais assustado do que agressivo para mim.
Este ano, quando reservei a consulta anual de Bax, o assistente disse: “Importa que veterinário você vê?” Inicialmente, eu disse não, mas liguei de volta no dia seguinte e pedi para ver um veterinário que vimos antes e realmente gostei.
O compromisso deste ano foi uma experiência muito diferente.
Nós passamos pelo básico, e então o DOGOR disse: “Vamos apenas tirar um pouco de sangue”. Mas em vez de levar o Bax nas costas, ele trouxe uma tecnologia na sala conosco. Ele nos pediu para segurar Baxter e lhe dar muitos arranhões para distraí-lo.
O sangue foi desenhado e Baxter não parecia notar.
Foi uma experiência muito mais confortável para todos nós, e muitos importante para Baxter.
Eu sou muito grato ao nosso veterinário. Eu sou grato por ter confiado em nós para segurar Baxter e manter todos no quarto seguro. Sou grato por ele pensar em como manter Baxter muitos confortáveis. Sou grato por ele me mostrar que existem outras opções para tratamento e testes.
De pé para o seu cão
Às vezes acho um pouco desafiador ser assertivo. Eu não quero ser desafiador ou exigente ou rude. No entanto, minha experiência entre esses dois check-ups me mostrou que a coisa mais essencial que posso fazer é perguntar.
Peça o veterinário que eu quero.
Pergunte se eles podem tratar Baxter na sala de exames conosco.
Pergunte o que o teste envolve e esteja na frente de como o Bax pode reagir.
Pergunte se há outra maneira de realizar o teste.
Claro que eu quero ser educado. Mas minha primeira prioridade tem que ser minha canina e o que é melhor para ele. Não há nada de errado em fazer algumas perguntas para tentar fazer isso acontecer.
Como você ajuda seu canino a ser confortável no veterinário?
Alguém tem uma experiência semelhante para compartilhar?
Julia e seu cônjuge Matt vivem em uma fazenda de 129 acres em Ontário, Canadá. Ela é um blogueiro em casa em 129 acres, onde ela escreve sobre suas aventuras de vida e diy renovando.